Na ultima semana foi apresentado no CLAV 2017 – 10. Congresso Latino Americano de Varejo o artigo Neurociência do consumo aplicada ao mercado da moda: uma análise de campanha publicitária através de software de reconhecimento facial de autoria de Aline Filmann e Clara Machado.
O artigo evidencia que o marketing tradicional busca alavancar as vendas, através da constante busca em chamar a atenção consciente dos consumidores, já o neuromarketing, visa impulsonar as vendas a partir da criação de campanhas publicitarias embasadas na compreensão da mente do consumidor.
O estudo apresentado no artigo procurou compreender o comportamento do consumidor da moda por meio de uma pesquisa experimental aplicada em um grupo de consumidoras de calçados. A pesquisa foi conduzida com o software AffdexMe de reconhecimento facial operado por aplicativo. Foram analisadas e interpretadas sete emoções universais: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo, suspresa e desprezo, mais a atenção, valência e engajamento emocional expressados pelas respondentes.
Os resultados apontaram que o envolvimento emocional é fundamental para manter a atenção do consumidor independentemente de padrões demográficos ou estilo de vida dos respondentes.