Inovação e cadeia de valor em serviços de telecomunicações no ENEGEP 2016

20161006_183948

Na última 4a. feira dia 5 de outubro, Clara Machado apresentou no ENEGEP 2016 o artigo Inovação e cadeia de valor em serviços de telecomunicação – uma aplicação da curva da riqueza. O evento que ocorreu em João Pessoa/Pb tinha como tema central as contribuições da Engenharia de Produção para melhores práticas de gestão e modernização do Brasil.

O estudo apresentado no ENEGEP 2016 abordou a aplicação da curva da riqueza no setor de telecomunicações do Brasil – mercado caracterizado pelo grande volume de clientes (277,3 milhões de linhas). O objetivo foi identificar como se comporta a curva da riqueza nas empresas de telecomunicações, no que diz respeito aos estágios de atividades e ao valor de apropriação propondo uma curva da riqueza para cada uma das empresas entrevistadas e para o setor.

A curva da riqueza procura associar em um modelo tipo A3 (Toyota):  conceitos de cadeia de valor (de forma específica os estágios das atividades das empresas) e o  conceito de inovação tendo como base o Manual de Oslo.

O principal achado apontou que para as empresas de telecomunicações no Brasil, o foco para a geração de inovações com valor de apropriabilidade passou a ser o desenvolvimento de processos e a cadeia de distribuição, uma vez que em um mercado de 277, 3 milhões de clientes, altamente competitivo e disputado “palmo a palmo”, torna-se vital o desenvolvimento de processos capazes de mitigar o efeito da concorrência fazendo da cadeia de distribuição o elo mais forte junto ao cliente final que, por consequência, enseja na constante busca de novas oportunidades, canais e pontos de contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s